Cursos Pronatec: como funcionam, quem pode fazer?

Aprenda tudo sobre os cursos pronatec, quem pode fazer, como se inscrever e muito mais

No Governo atual e no anterior, desde muito tempo se fala em aumentar, democratizar (tornar mais fácil e justo) e aprimorar o ensino publico no Brasil. Analisando documentos dos estados, podemos ver uma especulação sobre o que é o PRONATEC, quando ele passou a ser adotado pelo Brasil e de onde vêm seus recursos. É bem verdade que nessas eleições de 2014 vimos muito na TV a propaganda desses programas de amparo ao trabalhador e tendemos a achar que esse programa é novo, mas não ele já vem sendo pensado desde 2011.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

O que é o Pronatec

PRONATEC é um programa que significa “Programa Nacional de Acesso ao Ensino técnico e Emprego” e tem como objetivo aumentar a oferta de cursos técnico-presenciais para colocar mais rápido o jovem no mercado de trabalho, ou para pegar trabalhadores que já estão no mercado de trabalho e treiná-los. As verbas vêm do Ministério da Educação, Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Existe diversas modalidades do programa, entre eles estão o PRONATEC Jovem (que dá incentivos ao jovem que sai do ensino médio para ir direto à escola técnica), PRONATEC campo (para trabalhadores do campo, capacitando-o para o trabalho), PRONATEC Bolsa formação estudante-trabalhador (capacita o jovem enquanto ele estuda para quando sair da escola, ir direto para mercado de trabalho), PRONATEC Brasil sem miséria, entre outros, mas esses são os principais.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Como funciona seu processo seletivo?

Como ele é um programa vinculado à Instituição de ensino, não tem um processo seletivo próprio como o SiSU do Enem ou SiSUTec, mas ele é feito de acordo com critérios que essas instituições adotam para selecionar cada aluno para ser beneficiado com a oferta de vaga. Por exemplo, a instituição tem 10 vagas para ser distribuídas para uma turma de 20 alunos, vai ser feito um filtro para selecionar esses alunos de acordo com critério dessa instituição que pode selecionar por nota do aluno, desempenho, comportamento, interesse, nível de condições, etc.

Quem pode se inscrever?

Qualquer pessoa pode se candidatar a uma vaga do Pronatec, pois o programa é aberto a todos os brasileiros. No entanto, alguns cursos dão prioridade para pessoas de baixa renda, alunos que estudaram em escolas públicas (ou em escolas particulares como bolsistas integrais), pessoas que estão desempregadas, beneficiários de programas de transferência de renda (como o Bolsa Família, por exemplo).

As ofertas são feitas por instituições como Institutos Federais tanto de ensino superior (IFRJ, IFPR, IFPB) quanto de aprendizagem (SENAI, SENAC).
Como um dos critérios de seleção é o interesse, cabe ao candidato procurar saber na administração de sua instituição de ensino médio, como ela pode participar do programa. Ele deve procurar a secretaria e falar com alguém para saber se na sua situação pode conseguir uma vaga, ou ligar para algum instituo Federal ou de aprendizagem da sua cidade e perguntar sobre o programa.

Capixabao / Foot:Divulgação

Capixabao / Foot:Divulgação

Depois é só fazer a inscrição pelo site oficial http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/

Conclusão

Pois é caros leitores, espero que tenham curtido essas super dicas e que consigam fazer seu curso pronatec com todo sucesso do mundo! Um outro programa bem bacana que também tem feito muito sucesso é o educamais brasil , sugiro que conheçam!

Dúvidas e sugestões podem deixar nos comentários

Comente (será moderado)