Cursos Senai pelo Pronatec

Cursos Senai pelo Pronatec

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) oferta cursos técnicos gratuitos para jovens e adultos em várias instituições de ensino renomadas no país, entre elas o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Ele qualifica milhares de trabalhadores em todo o país, por meio de cursos voltados para a educação profissional da área industrial.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Cursos do Senai

Diversos cursos são ofertados entre eles instalador e reparador de equipamento de transmissão em telefonia, pintor de obras, técnico em eletroeletrônica, técnico em vestuário, técnico em mecânica e técnico em automação industrial.

São turmas nas áreas de alimentos e bebidas, automação, automotiva, construção, couro e calçados, eletroeletrônica, gemologia, gestão, gráfica e editorial, logística, meio ambiente, metalomecânica, mineração, petróleo e gás, polímeros, química, refrigeração e climatização, segurança e trabalho, entre outras. O Senai Pronatec oferta vagas gratuitas para quem deseja se capacitar e crescer profissionalmente com inscrições em vários municípios do país.

Senai Pronatec inscrições

Pelo Pronatec, as inscrições, em alguns Estados, são feitas nas sedes do Senai ou pelo site do programa. Basta acessar, escolher a localidade, preencher a escolaridade e buscar a vaga no Senai. Só então o candidato preencherá o formulário com o número do CPF, data de nascimento, e-mail, telefone de contato e escolaridade.

Capixabao / Foot:Divulgação

Capixabao / Foot:Divulgação

Se a inscrição for aprovada, o aluno deverá comparecer à sede da entidade onde estudará, com os documentos de comprovação das informações preenchidas no momento da inscrição, como RG, CPF, comprovante de residência, certificado de escolaridade, histórico escolar e foto 3×4, carteira de trabalho e currículo. As pessoas com deficiência devem apresentar laudo médico e aqueles candidatos com menos de 18 anos devem ir fazer a matrícula com o responsável legal.

Cursos Pronatec

Para se inscrever nos cursos do Pronatec, é preciso que os candidatos tenham pelo menos 16 anos com ensino médio concluído ou não, feito na rede pública. Também podem se inscrever trabalhadores empregados ou não e pessoas beneficiárias dos programas de transferência de renda do governo e de baixa renda.

Para alguns cursos, basta que o aluno tenha o ensino fundamental e esteja cursando o ensino médio. É preciso verificar o edital para saber os requisitos para a inscrição em cada turma.

As inscrições são abertas durante o ano, de acordo com o calendário e a disponibilidade de ofertar vagas pelo Pronatec Senai. Por isso, é preciso sempre acompanhar o site do programa e do Senai da sua cidade.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

 

 

 

 

 

 

 

 

Comente (será moderado)