Pronatec BH 2015

Pronatec BH 2015

O Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) está mudando a realidade de muitos trabalhadores em Belo Horizonte, em Minas Gerais (MG). O programa tem o objetivo de oferecer vagas gratuitas em cursos técnicos para jovens e adultos com baixa renda, vindos da rede pública. Os cursos gratuitos são realizados em institutos reconhecidos pela sua eficiência em todo o país, como escolas da rede pública, universidades, institutos de tecnologia e os serviços nacionais de aprendizagem.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Inscrições Pronatec 2015

Não há um processo único de inscrição e o cadastro pode acontecer diretamente nas instituições ou pelo site do Pronatec 2015. O candidato escolhe o Estado de Minas Gerais, o município de Belo Horizonte, informa a escolaridade e depois o curso que deseja fazer. São turmas de nível médio em diversas áreas como agricultura, administração, comunicação, saúde, tecnologia, turismo, hotelaria e lazer, segurança, indústria da moda, entre outros. Para conferir as vagas disponíveis no momento no site do programa, basta acessar o link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

Pronatec BH

O SENAI, SENAC e SENAT disponibilizam vagas durante o ano, de acordo com a disponibilidade de suas unidades. Em algumas delas, as inscrições são feitas diretamente nas sedes. Para acompanhar a abertura das turmas, é preciso acessar durante o ano o site dessas entidades. Escolas estaduais e municipais, universidades, Institutos Federais de Ciência e Tecnologia, além dos Serviços Nacionais de Aprendizagem são parceiros do Pronatec BH com a oferta de turmas para a formação inicial e capacitação continuada.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Em algumas instituições, as inscrições para os cursos do Pronatec 2015 acontecem pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Os estudantes devem ter terminado o ensino médio na rede pública ou ter cursado com bolsa na rede particular de ensino. É preciso ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não ter zerado na prova de redação. As inscrições devem começar no início de março e, durante o ano, vagas remanescentes devem ser ofertadas também.

Vagas Pronatec 2015 BH

As vagas do Pronatec 2015 são para estudantes, jovens e adultos que já concluíram o ensino médio na rede pública de ensino e aqueles ainda matriculados. Também podem participar trabalhadores empregados ou não e beneficiários de programas de renda como o Bolsa Família que possuam o Cadastro Único ou CadÚnico.

O Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) também oferta cursos em todas as suas unidades nas áreas de ambiente e saúde, controle e processos industriais, desenvolvimento educacional e social, informação e comunicação, infraestrutura, produção alimentícia, produção cultural e design, produção industrial, recursos naturais, segurança, turimo, lazer e hotelaria. È possível acompanhar o lançamento dos editais de seleção para as turmas do IFTM, no site do instituto.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

 

 

Comente (será moderado)