Pronatec Mec

Pronatec Mec

Já pensou em poder estudar de graça em uma instituição de qualidade? No Brasil, você pode ter uma bolsa de estudo para se qualificar em uma profissão, aprender tudo e ficar preparado em pouco tempo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. O governo federal pensou nisso quando criou o Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), um programa que gera oportunidade de acesso à educação profissionalizante, por meio de parcerias com instituições em diversos Estados do país. O Pronatec é gerenciado pelo MEC.

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Pronatec 2015

A cada ano o pronatec abre vagas para os cursos que as instituições oferecem bolsas de estudos. Isso só é possível devido à parceria com instituições locais para que distribuem vagas em seus cursos técnicos, com o foco nos alunos que já concluíram ou ainda estejam cursando o ensino médio em escolas da rede pública de ensino.

Neste ano de 2015 o pronatec deve abrir novas vagas, com inscrições gratuitas em várias partes do Brasil.

O programa é fantástico para desenvolvimento do país, já que incentiva que mais jovens estejam em salas de aulas, se qualificando em áreas em que a demanda por mão de obra é muito grande. Para o Brasil, isso traz mais profissionais capacitados e uma economia que gira com fluidez.

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Quem pode se inscrever no Pronatec

Os cursos do Pronatec em todo o Brasil são abertos a alunos que terminaram o ensino médio na rede pública ou estão matriculados, trabalhadores e beneficiários de programas como o programa Bolsa Família, além de quem está estudando no EJA (Ensino de Jovens e Adultos).

Há muitas instituições que são parceiras do Pronatec, entre elas pode-se citar como regra geral as escolas públicas estaduais e federais, e instituições do Sistema S, como o Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), o Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Para realizar a inscrição, os interessados precisam ficar atentos à divulgação das vagas e acessar diretamente o site da instituição para se inscrever no curso que desejar.

Ter essa grande chance na vida profissional pode fazer a diferença para os jovens que acabam de sair do colégio e não sabem em que se especializar. Ter uma profissão nos dias de hoje não basta, é preciso ser muito bom no que faz para se diferenciar da alta concorrência e se destacar, garantindo reconhecimento e retorno financeiro.

Foto:Divulgação

Foto:Divulgação

Comente (será moderado)