Pronatec SC 2015

Pronatec SC 2015

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) é uma iniciativa do Governo Federal que oferece vagas em turmas de formação e qualificação continuada em nível técnico. Estudantes da rede pública e trabalhadores têm a oportunidade de fazer cursos de diversas áreas, em instituições renomadas de ensino como os Institutos de Tecnologia e Ciência, além dos Serviços Nacionais de Aprendizagem. Estudar e se capacitar é a única maneira de superar os desafios e assim crescer, cada vez mais, profissionalmente.

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Vagas para o Pronatec 2015

Pessoas com no mínimo 16 anos, estudantes e adultos que já concluíram o ensino médio na rede pública e aqueles ainda matriculados podem se inscrever nos cursos. O Pronatec 2015 ainda oferece qualificação e capacitação para trabalhadores e beneficiários de programas como o Bolsa Família que estão no Cadastro Único ou CadÚnico. Também podem participar alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos), sendo a prioridade para pessoas de baixa renda.

Em Santa Catarina, os cursos são realizados também pela rede pública Federal e Estadual de ensino, nas escolas e algumas entidades do ensino particular. As vagas são divulgadas quase sempre no início do primeiro e do segundo semestre e as inscrições ficam abertas até fechamento das turmas.

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Pronatec 2014 / Foto:Divulgação

Inscrições Pronatec SC

O SENAI, SENAC e o SENAT ofertam vagas para cursos nas áreas da indústria, comércio e transporte. Existem turmas para manicure, costureira, cuidadora de idosos entre outros. Os cursos disponíveis estão descritos nos sites de cada instituto. Em algumas instituições, as inscrições são feitas diretamente nelas. Em outras, o cadastro é feito no site do Pronatec no link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/.

O candidato escolhe a opção do Estado de Santa Catarina e o município que deseja realizar a curso e informa a sua escolaridade. Então, todas as opções disponíveis para a inscrição aparecem, junto com as turmas e as instituições que têm vagas pelo Pronatec. Depois é só escolher, preencher o resto das informações solicitadas e após aprovação do cadastro, comparecer na instituição escolhida para realizar a matrícula.

Cursos Pronatec 2015

Em entidades de ensino particular, como a Universidade Anhanguera, as inscrições para os cursos pelo Pronatec 2015 são feitas pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Para participar, o aluno deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota maior do que zero na redação. Uma pré-inscrição também pode ser feita no portal Anhanguera antes do período de divulgação das vagas que deve ocorrer em março.

Clic rbs / Foto:Divulgação

Clic rbs / Foto:Divulgação

 

 

Comente (será moderado)